domingo, 23 de janeiro de 2022

Entropia, segunda lei da termodinâmica e a refutação de que o universo é um sistema isolado

Os conceitos de entropia e termodinâmica geralmente aceitos pela comunidade científica, implicam em considerar que a entropia ou desordem do universo está em constante aumento.

Para entenderem melhor esses conceitos sem termos que escrever muito e cansar os leitores, diponibilizamos 2 artigos introdutórios da wikipédia:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Segunda_lei_da_termodin%C3%A2mica#:~:text=A%20segunda%20lei%20da%20termodin%C3%A2mica,at%C3%A9%20alcan%C3%A7ar%20um%20valor%20m%C3%A1ximo%22.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Entropia

De acordo com esses conceitos amplamento divulgados, o universo estaria constantemente aumentando a entropia como um todo, por ser considerado globalmente um sistema isolado, aonde todos seus subsistemas internos teriam tendência ao equilíbrio e ao fim das trocas complexas de energia, de modo que tenderia a uma morte térmica irreversível.

Nossos argumentos contrários:  

1 - Os conceitos de entropia e termodinâmica foram elaborados para os inventores, engenheiros e matemáticos mensurarem a eficiência energética de máquinas e artefatos tecnológicos em seus processos de gastos energéticos e geração de trabalho em relação às trocas com outros sistemas. 

2 - Querer estender esses processos à todo universo não nos parece um procedimento racional e cientificamente legítimo, já que o universo como um todo é muito mais complexo que simples máquinas criadas por nós humanos. 

3 - Os cientistas poderiam vedar uma máquina ao máximo que conseguissem, com os materiais mais duros que os químicos encontrassem na terra ou produzissem em ligas e misturas físico-químicas nos seus laborátórios ultrasofisticados, de modo que essa máquina ideal se aproximasse ao máximo de um sistema idealmente isolado. Depois de terem injetado uma quantidade de energia para o sistema funcionar e o ter isolado, até poderiam observar a degradação da energia e aumento de entropia como deduziram corretamente.

4 - Agora aplicar esses exemplos ao universo como um todo é muita pretensão.Pois raciocínios e experimentos de máquinas artificialmente fechadas não são dignos de serem considerados fundamentos empíricos sólidos, pois máquinas criadas por seres humanos estão estritamemente limitadas à minúsculas regiões do planeta terra.

5 - Uma máquina artificialmente e relativamente fechada pelo princípio da indentidade não criaria sistemas abertos, orgânicos, vivos e conscientes, como nós humanos e animais. Uma máquina relativamente isolada nada poderia criar de vida, mais somente executar seu processo de queima, gasto energética, aumento e degradação final-entrópica da energia. Logo o universo não pode ser comparado a uma máquina ideal e artificial.

6 - Não existe nenhum sistema idealmente fechado na natureza e no cosmos, tudo que foi e é observado até hoje sempre nos mostram sistemas e subsistemas abertos, em trocas constantes e dinâmicas uns com os outros. Logo não existe fundamento algum para considerar o universo um sistema isolado.

7 - Se o universo fosse um sistema isolado, alguma consequência da lei da entropia e da termodinâmica deveria estar sendo observada em regiões do cosmos, como sistemas estelares ou galaxias inteiras perdendo velocidade rotacional, translacional, de modo que parassem totalmente seus movimentos. Nenhum exemplo desse tipo é observado pelos astrônomos, físicos ou cosmólogos. Ao contrário, a cada dia os astronômos e cosmólogos descobrem novos aglomerados de estrelas e galaxiad que evidenciam que a ordem e complexidade organizacional do universo sempre aumenta(diminuição da entropia). Vejam essas mega estruturas recentemente descobertas:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Filamento_gal%C3%A1ctico

8 - De acordo com as teorias e cosmologias orgânicas do universo que defendemos aqui no blog, achamos mais provável e racional defendermos a hipótese de que o universo é um sistema aberto, pois existem todas bases empíricas-observacionais de indefinidos sistemas e subistemas abertos, que constantemente trocam energia entre si, ao passo que não existe mínimos exemplos de sistemas idealmente isolados para fundamentar minimanente essa tese.

9 - Abaixo estamos disponibilizando links de alguns artigos desse blog, em que sustentamos e justificamos o porque do universo ser mais provavelmente um sistema aberto do que fechado: 

https://feitoza-filosofia.blogspot.com/2011/10/gigantares.html?m=1

https://feitoza-filosofia.blogspot.com/2020/12/definicao-de-universo-e-hipotese-de.html?m=1

https://feitoza-filosofia.blogspot.com/2021/11/nova-hipotese-gravitacional-na.html?m=1

https://feitoza-filosofia.blogspot.com/2018/12/o-erro-do-reducionismo-materialista-no.html?m=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário