segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A provável origem empírica-material das 4 formas geométricas básicas

O triângulo pode ser representado por um V invertido, as montanhas tem forma de v invertido, com o topo representando a ligação dos 2 lados da montanha para formar o triângulo natural.Posteriormente o triângulo foi desenhado no papel para representar simbolicamente essa forma empírica-natural-material das montanhas.

Similarmente o círculo provavelmente foi uma réplica simbólica-geométrica das formas esféricas do sol, lua, frutas e outros objetos esféricos-materiais.

A própria geometria em sua origem remontava a medição da terra, geo = terra, metria = medida, não tendo absolutamente nada de abstrato e nada haver com um mundo platônico das puras ideias, como sustentam muitos dogmáticos idealistas da modernidade.

Também os quadrados e retângulos seriam provavelmente réplicas simbólicas-geométricas de paredes de montanhas e de pedreiras naturais em formações montanhosas. Posteriormente essas figuras foram desenhadas em papéis ou papiros para representar as formas montanhosas, talvez desses desenhos extraíram-se moldes retangulares e quadrados para medições e demarcações de terras, porções quadráticas ou retangulares da colheita, que iam para os faraós, produtores ou sustento dos escravos.

Talvez somente as figuras geométricas compostas é que provavelmente não existem na natureza, mais foram criadas pelos homens como mistura das 4 formas básicas que existem empiricamente em toda natureza, não possuindo portanto absolutamente nada de imaterial.

No artigo da wikipédia sobre geometria, há uma boa introdução sobre a origem pré histórica dessa ciência:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Geometria

Nenhum comentário:

Postar um comentário