sábado, 10 de julho de 2021

Teoria e elementos básicos do novo jogo, o Aerobol

Faço embaixadinha de mão desde pequeno e imaginei mentalmente um jogo novo, que chamei Aerobol, seria uma espécie de futebol de mão, tem que driblar com a mão batendo embaixadinha, sem agarrar a bola, tocar tudo de primeira para o companheiro cortar para o gol. O arremate(chute à gol do futebol) do aerobol é tipo cortada do voleibol, mais a bola pode ser cortada para o gol de soco, com os dedos das mãos, com as laterais das mãos, com as palmas das mãos, com as costas das mãos, também com os braços e antebraços, cotovelos, peito, costas e até de cabeça. Somente não vale bater na bola com os pés e pernas, que devem serem usados somente para correr e saltar.


Da para da chapéu de mão, pedalada real, pseudo-pedalada, chapéu simples, chapéu de costas, peão-chapéu, peão-chapéu-meia lua, meio chapéu, chapéu de cabeça, chapéu de costas, meia lua, drible-peão-esquerdo, dribel-peão-direito, dribles e fintas de corpo, elástico-aéreo e tem varios outros dribles e repertórios de jogadas que os jogadores podem inovar, aprimorar e até criarem quando já tiverem dominado as técnicas básicas de condução de bola com embaixadinhas.

O gol ou baliza do seria uma espécie de janela quadrada de 4 traves, suspensa no ar por uma coluna central de ferro ou concreto, similar a coluna que suspende a cesta de basquete,da quadra de basquete. As linhas de fundo deverão ser traçadas rente à trave inferior ou trave de baixo da baliza-janela-quadrada do aerobol. Temos aqui uma inovação importante, pois 4 traves torna o jogo muito mais eletrizante, pois a bola fica mais difícil de entrar no gol, podendo sair pelas laterais da baliza, por cima e por baixo do travessão inferior, ao passo que em outros esportes como handebol e futebol, a bola somente pode sair pelas laterais e por cima da linha de fundo. Ademais a bola pode bater nas 4 traves e não entrar ou bater nas 4 e entrar, correr nas 4 traves e não entrar ou então entrar no gol, dando muito mais emoção às partidas.

A princípio não tem goleiro, qualquer um pode rebatar ou espalmar a bola quando ela for cortada ou socada para dentro do quadrado de 4 traves(gol do Aerobol), as traves laterais, a de cima e a trave debaixo, que deve ficar suspensa do solo no mínimo 1 metro até no maximo 1 metro e 25 centímetros do chão, a altura do quadrado-gol do aerobol deve ter no máximo 3 metros á contar desde o chão e à contar da trave inferior no máximo 1 metro e 75 centímetros, podendo ter aproximadamente 3 metros de largura. Com a prática e experimentação do jogo, as medidas podem mudar para maiores ou menores para dar mais equilíbrio e emoção às partidas, campenonatos e competições.

Vence o jogo quem tiver mais pontos. Os gols em que a bola entrou tudo de primeira sem tocar no solo, de toque em toque passando a bola por vários jogadores do mesmo time, um gol assim vale 3 pontos, ou se o jogador sozinho correr com a bola batendo embaixadinha, dando chapéu ou conduzindo sem deixar a bola quicar nenhuma vez no chão e conseguir arrematar a bola direto dentro do quadrado-gol de 4 traves, também valerá esse gol 3 pontos.

Já, se a bola entrar no quadrado-gol quicando ou o jogador for conduzindo e deixa quicar no chão várias vezes, ou dar um passe para o parceiro e também quicar no chão e na sequência da jogada a bola entrar no quadrado-gol, dai esse gol vale somente 1 ponto.

Vejam os vídeos que fiz com os movimentos básicos do jogo.


https://youtu.be/SXm65v9HC5Y



Pra jogar o Aerobol, antes precisamos aprender a fazer embaixadinha com as mãos, correr conduzindo a bola fazendo embaixadinhas, treinar marcação e desarme da bola do adversário em batimento, tem que tomar a bola do time adversário sem agarrar ou segurar a bola, somente colocando a mão na trajetória da bola e já pegando a posse dela em batimento de embaixadinha. A bola pode quicar no chão várias vezes, o jogador pode jogar a bola para frente ela quicar várias vezes no chão e ele pode pegar a bola em batimento e sair correndo denovo batendo balãozinho, dando chapéu e cortando com a maão espalmada, fechada, de costas de mão, e de várias formas permitidas para o gol, similar a cortada do voleibool.

Para aprender a realizar as embaixadinhas e dominar a técnica inicial de controle de bola, para a prática do Aerobol, os aspirantes a jogadores poderão começar os treinos individualmente.

Eu começei a prática dos primeiros movimentos de embaixadinhas as 10 ou 11 anos,  amassando folhas de cadernos velhos ou provas velhas da escola, via na TV jogos de futebol, a seleção na copa de 1994, com Romário, Bebeto e grandes jogadores e me imaginava no campo sendo que nem eles, fazendo gols pela seleção e sendo famoso.

Então para dar vida às fantasias da mente, movimentar os pensamentos e dar mais realidade a eles, começei a bater as bolinhas de papel para cima, fantasiando que os pés das cadeiras da mesa da cozinha e da outra mesa da copa da antiga casa dos meus avós, que eu morava, eram os 2 gols do campo, um do Brasil e um do time adversário. Como a copa e a cozinha era emendada e nao tinha porta, mais sim um salão, imaginava que a extensão entre a mesa da copa e da cozinha era o gramada e também minha traçava linhas imaginárias e jogadores imaginários nessa extensão, com eu narrando na poltrona e me imaginando sendo 1 desses.

Os primeiros movimentos que fazia era jogar as bolinhas para cima e agarrava sentado ou pulava para agarrar. Aos poucos começei  a bater, 1, 2, 3 e várias vezes gradativamente, até começar a espalmar a mão e cortar as bolinhas contra as paredes, de forma que elas voltavam e eu pegava-as em batimento ou quando via que não ia conseguir as agarrava com uma ou as 2 mãos. E assim foi até que quando me dei conta estava craque na arte de bater embaixadinha de mão e muito depois tive a ideia de à partir desses movimentos criar um novo jogo. O Aerobol e embaixadinhas foi um acidente da imaginação e da fantasia infantil minha de querer ser jogador famoso.

Para aprender a fazer as embaixadinhas, os aspirantes à pratica podem começar gradativamente como eu começei, ou então juntarem-se amigos que aspiram à aprendizagem do jogo e começarem a treinar juntos, jogando a bola e espalmando ou socando-a em toques uns para os outros, até ficarem craques em dominar(treino de recepção) a bola em batimentos, aparando sua queda e conseguindo ao mesmo tempo aprimorarem o controle e recepção da bola.
Quando um número suficiente de pessoas tiverem treinado o básico para terem condições de jogo (incluindo condicionamento físico, que não é parte técnica-tática, mais sim física do treino, o que requer outro tipo de treinador qualificado), que seria no mínim 20 para o campo e 14 para a quadra, então ja se teria condições para acontecer o 1° jogo de Aerobol da história!

Se o jogador deixa a bola cair no chão e ela parar de quicar, a posse da bola passará á equipe adversária e a bola deverá ser recolocada em jogo por arremesso lateral na direção em que caiu e parou na quadra, ou no campo.

O jogo, para início experimental, pode ser jogado com 2 tempos de 30 minutos cronometrados de bola corrida, com o relógio parando nas saídas de bola, apitos e faltas ou outras ocorrências que parem a disputa.

As faltas deverão ser anotadas em situações evidentes de bloqueio, derrubada ou  agressão de jogadores adversários sem visar a bola ou a disputa pela pelota, podendo ser distribuido cartões amarelos, cartões azuis,  vermelhos e cartões negros, conforme a gravidade da situação, com o cartão amarelo sendo aplicado para falta ou obstrução de jogadas com objetivo de impedir lance claro de gol, cartão azul sendo aplicado em maior proximidade da baliza-quadrada, cartão vermelho devido a reincidência da mesma situação do cartão azul e cartão negro devido a agressão física sem lance de bola, ou outra situação grave, desleal e antidesportiva.

Cartão azul gera suspensão de 10 minutos com substituto reserva-imediato para jogador punido, cartão vermelho gera suspensão do agressor por 30 minutos corridos, com sua substituição podendo ser realizada à partir dos 10 minutos de sua saída, portanto a equipe do jogador que recebeu cartão vermelho deverá jogar com 1 à menos durante 10 minutos corridos, podendo colocar um substituto para o jogador punido á partir do 11° minuto de sua saída da quadra. Depois de passados os 30 minutos, o jogador que recebeu o cartão vermelho pode retornar ao jogo. No cartão negro o jogador pegará o jogo todo de suspensão e sua equipe deverá jogar com 1 a menos durante 30 minutos de bola corrida(metade de um jogo). A considerar a gravidade da situação, a punição do jogador que levou cartão negro pode aumentar nos tribunais desportivos. Dois cartões amarelos para o mesmo jogador resultam em 1 azul com as mesmas puniçõrs, 2 azuis em 1 vermelho e 2 vermelhos em 1 cartão negro também todos com as mesmas punições estabelecidas acima.

Cada equipe poderá ter no máximo 5 substituições por tempo. Cada equipe será composta por de 7 à 10 jogadores em quadra ou campo, mais o número poderá mudar, conforme à prática e experimentos com o jogo indicarem a necessidade de mais ou menos jogadores.

Conforme as práticas e experimentos dos jogos, haverá a necessidade de equipamentos especiais de proteção dos jogadores, como protetores de cabeça, tórax, abdômem e genitais com revestimento d espuma e metais ultraleves das tecnologias esportivas de ponta, para inibir choques e lesões graves nessas regiões e simultaneamente preservar a mobilidade corpórea dos jogadores.

Também deverão serem realizados estudos interdisciplinares de impactos bolísticos nas articulações, tendões e musculaturas dos braços e mãos dos aerobolistas, para que não ocorram lesões por impacto, peso e movimentos constantes de batida da bola. De acordo com os resultados desses estudos por médicos e fisioterapeutas, outros equipamentos de proteção deverão ser considerados, como braceleieras e luvas com material e tecnologias de ponta, bola especial confeccionada com material apropriado, para minimizar ao máximo os possíveis danos aos praticantes do novo jogo e também o peso e tamanho ideal da bola para a prática poderão serem obtidos desses estudos.

Estamos também conscientes de que novas regras poderão serem criadas e outras inicialmente estabelecidas poderão ser invalidadas a depender dos resultados experimentais da prática esportiva e evolução natural de suas regras.


Considerando tudo o que foi escrito, o que temos são puras teorias de jogo e nulas práticas ou experimentos esportivos com essa nova modalidade. O que temos a concluir é que nem sempre toda teoria pode ser concretizada na prática e o sucesso na prática do novo jogo teórico dependerá de muitas variáveis, de pessoas interessadas em aprender os fundamentos básicos para jogar, dependerá de divulgação em diferentes locais, regiões, cidades e países, o que talvez não poderão serem concretizadas, embora torcemos para que talvez um dia dê certo. 

Desejamos que o esporte seja renovado constantemento por novas modalidades, assim como as tecnologias, descobertas científicas e inovações são renovadas à séculos, contribuindo para o avanço da humanidade. Acreditamos que a evolução e renovação dos esportes contribui para a evolução física, social, biológica, moral e espiritual dos indivíduos, na medida em que os integra numa coletividade única, com singular cultura e identidade esportiva, além de desenvolver qualidades de cooperação, espírito de disputa, respeito aos adversários, saúde e equilíbrio físico, mental, psicológico, emocional, além de gerar emprego, renda e evolução financeira-material à todo os envolvidos e suas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário