sábado, 24 de julho de 2021

Conhecimentos dogmáticos e conhecimentos céticos

Determinados conhecimentos são dogmáticos, indubitáveis. Determinados conhecimentos são possíveis, prováveis, mais não indubitáveis, portanto duvidosos e céticos. 

Matemática e números sempre são campos duvidosos e céticos, já o empirismo e a indução são indubitáveis, nos dão certezas inquestionáveis e absolutas.

Conhecimentos indubitáveis da experiência temos como exemplos, o fato de todos seres humanos serem mortais, terem corações, cérebros e pulmões e precisarem desses órgãos para sobreviverem, o espaço ser vazio, imóvel e estático, para os entes físicos móveis poderem se mover sobre o espaço imutável, que não oferece nenhuma resistência ao nosso movimento de deslocamento sobre ele, de modo que todos podem comprovar empírica, experimentalmente e independentemente de minhas meras palavras aqui escritas, de modo que jamais podem questionar ou mudar essa realidade. Por isso empiricamente e experimentalmente imutável, absoluto, inquestionável e dogmático.

Já os matemáticos meramente prováveis e incertos são os quantitativos dos entes. Como exemplos temos a quantidade de espécimes de seres vivos no planeta, que sempre aumenta ou diminui, nunca dando nenhum conhecimento estático, certo, acabado e absoluto, mas sim sempre aumentando ou diminuindo, de modo que seus resultados mudam constantemente, nunca nos dando nenhum número fixo e inqustionável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário