quarta-feira, 23 de junho de 2021

Mundo dos sonhos; pesadelos, paralisias do sono e sonhos híbridos

Praticamente todos nós tivemos alguns episódios de pesadelos durante nossas experiências oníricas, com maior ou menor frequência em comparação com outros indivíduos.


O que acontece exatamente num pesadelo?

Quais suas origens?

Seriam somente as manifestações inconscientes dos nossos medos, afloradas num estado mínimo de actividade cerebral e  consciência, durante o sono?

Ou ataques de entidades espirituais malignas?

É possível alguem ter um sonho de que está morrendo e de fato morrer durante a manifestação desse pesadelo?


Paralisias do sono ocorreram com menos frequência na minha vida, de modo que tive apenas 3 manifestações. A primeira vez foi a mais intensa, escutei um forte barulho de jato de avião, mais parecido com um disco voador vindo da janela do quarto, não conseguia me virar para ver o que era, estava de bruço, minhas pálpebras travaram, não conseguia abrir e nem me movimentar, tudo escureceu, não conseguia respirar, parecia que alguém tinha subido nas minhas costas e estava me sufocando, passados alguns minutos finalmente consegui acordar, muito suado e com muito medo.

Paralisias do sono parecem ser uma classe de pesadelos com efeitos físicos mais intensos e assustadores, talvez até com mais potencial e risco até de morte, seja por sufocamente ou infarto.



Sonhos híbridos são as misturas dos 2 tipos acima descritos. Tive apenas 2 manifestações dessa classe até hoje. Certo dia estava dormindo e parece que acordei antes do corpo e me peguei fora de mim observando meu corpo se virar, mais queria ir para um lado e o corpo não obedecia, estava virando para o lado oposto do que eu ordenava. Parecia que alguma outra entidade ou consciência estava me controlando. Ao mesmo tempo que não conseguia respirar, não conseguia me me mexer, nem controlar o corpo e nem acordar. O outro sonho foi parecido com o primeiro, embora de menor intensidade. Parece-me mais apropriado considerar que esses episódios tenham sido uma mistura de pesadelos e paralisia do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário