terça-feira, 12 de maio de 2020

A conscientização de classes de Karl Marx, fragmentação social, crises, guerras, polarização e atraso do progresso da humanidade

A divisão e conscientização de classes gera disputas, guerras de classes, crises, atrasos no desenvolvimento humano e retrocessos. Podemos nos concientizar das diferenças de classes mas ao mesmo tempo temos que reconhecer os papéis de cada uma no desenvolvimento e progresso da sociedade e da humanidade. 

Se não existisse trabalhadores não existiria o progresso que vemos hoje e se não existisse a burguesia para investir capital necessário, adquirir os maquinários e bens de produção também não haveria o progresso verificado hoje. 

Querer conscientização de desigualdades para lutar por igualdade conduz a crises, sobrecarga de impostos, fuga de empresários e de investimentos, gerando desemprego e mais miséria para a população em geral. 

A humanidade poderia estar acumulando e investindo mais capital para construir tecnologias e projetos de colonização de outros planetas ao invés de ficar discutindo guerra ideológica e divisória-destrutiva entre pobres e ricos, exploradores e explorados. 

Diferenças e desigualdades sempre existiram independente de sistema econômico ou político, mais no capitalismo é fato que o homem humilde de hoje tem muito mais acesso à inovações e riquezas que na idade média ou em outros sistemas econômicos de tempos históricos passados. 

E não podemos nos esquecer que a evolução tecnológica provavelmente irá causar mudanças ainda mais radicais no próprio sistema capitalista, estamos caminhando para a gradual abolição do trabalho e do dinheiro, futuramente talvez o sistema econômico vai ser troca de trabalho por outros serviços prestados, talvez teremos exércitos de robôs nos campos colhendo os alimentos, outros robôs levarão a comida para nossas casas, carros automáticos produzidos por robôs operários nas fábricas irão nos transportar e em troca talvez apenas iremos atualizar os softwares deles, instalar e atualizar sistemas operacionais, elaborar novos softwares para melhorar prestação de serviços desses mesmos robôs e etc... 

Quando tivemos robôs nos servindo e fazendo tudo não será mais necessário ficar 8 horas numa fábrica, numa loja produzindo e vendendo produtos ou alimentos, o trabalho poderá ser cada vez mais curto em tempo(talvez minutos) e sem dispender muito esforço físico.

Um comentário:

  1. Realmente polarização ideológica não leva ninguém a lugar nenhum. Não entendo da onde surgiu esse movimento bizarro de direita vs esquerda que tem tomado o Brasil e mundo nos anos recentes...

    Na minha cabeça isso era loucura de guerra fria de tantos anos atrás.

    ResponderExcluir