quinta-feira, 24 de junho de 2021

Cabalá, Sephiroth, I Ching, astros do sistema solar, eletricidade, sistema binário, numerologia, teosofia e Gigantares

Nesse artigo vamos falar das dez sephiroths cabalísticas, os dez grandes astros do sistema solar,  yang e yin do I Ching, as polaridades fundamentais cheio e vazio ou corpo e vácuo, positivo (+) e negativo (-) da eletricidade, 0 e 1 do sistema binário e as similaridades de todos esses conhecimentos e princípios com o conceito de Ser e todo absoluto, Gigantares, conceito já exposto nesse blog no artigo Gigantares, ontologia do Ser absoluto.

Fonte do conceito do todo absoluto Gigantares: 

https://feitoza-filosofia.blogspot.com/2011/10/gigantares.html?m=1

De acordo com os principais livros cabalísticos, as dez sefirot são emanações divinas em esferas concêntricas, com a primeira emanação de Ein Sofh (luz infinita divina primordial) dando origem a primeira sefirot, Kether. A partir da luz de Keter, a segunda sefirot, Chochmá, foi criada, de modo que Keter abarca concentricamente Chochmá. A partir da luz de Chochmá, que recebeu de Keter que por sua vez recebeu de Ein Sof, Biná foi criada concentricamente dentro de Chochmá, que já estava concentricamente envolvida dentro de Keter, que por sua vez veio a existir na emanação primordial da luz infinita de Ein Sof. Definimos Gigantares como o infinito abarcador e abarcado, englobador e englobado e o infinito abarcador de dimensões ou universos.

Continuando sobre as dez sefirot, Biná agora cria dentro de si a sefirot Chessed, essa sefirot por sua vez cria dentro de si Guevurá, que cria dentro de si Tiferet, que por sua vez da origem a Netzach, essa a Hod, que por sua vez cria dentro de si Yessod e a última sefirot é criada e abarcada dentro de Yessod, chamando-se Malchut, o nosso universo. Semelhança fanstática com o nosso conceito do Ser Absoluto, Gigantares. E por incrível que pareça, Gigantares tem dez letras, incrivelmente as sefirot cabalísticas são também em número de dez.Os grandes astros do sistema solar também são em número de dez, a saber, Sol, Mercúrio, Vênus, Lua, Terra, Marte,Júpiter, Saturno e Urano.

Vejam as imagens das dez sefirots concêntricas no final desse artigo.

Fontes cabalísticas das imagens:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cabal%C3%A1_Luri%C3%A2nica

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sefirot

O Yang e o Yin, masculino e feminino do I Ching, O Livro das Mutações, representam simbolicamente uma linha inteira como sendo o príncipio masculino yang(___). A linha cortada ao meio é representada como sendo o princípio feminino yin( _ _).

E o que as polaridades yin e yang tem a ver com Gigantares?
As envolveduras das infinitas dimensões, equivalentes aos círculos brancos da concentricidade representativa das esferas das dez sefirot e do conceito Gigantares , equivalem ao princípio masculino yang (__).

Os espaços em preto dentro dos círculos concêntricos, equivalem ao príncipio feminino, yin (_ _).

Círculo e espaço vazio representam as polaridades fundamentais e eternas que compõem toda a estrutura da realidade que conhecemos.

Os círculos concêntricos do desenho equivalem à matéria, aos corpos, à presença, o princípio ativo, o masculino. O espaço escuro que separa os diferentes, superiores e inferiores círculos concêntricos no desenho representativo de Gigantares, equivalem ao princípio feminino, o vazio, o passivo, o imóvel e imutável.

As palavras vazio/cheio tem dez letras, do mesmo modo que corpo/vácuo, igualmente infinitude, também eternidade, exatamente a mesma quantidade das dez sefirot cabalísticas, exatamente como a quantidade de letras do conceito Gigantares, exatamente como a quantidade dos grandes astros do sistema solar, exatamente a mesma quantidade dos dez mandamentos, dos dez dedos das mãos e dez dedos dos pés.


Positivo e negativo da eletricidade equivalem as passagens ou ausências de correntes, alternâncias que comandam todo o fenômeno da eletricidade. O positivo equivale às linhas claraa dos círculos e o negativo ao espaço negro entre os círculos, a positividade dos círculos e a negatividade do vácuo entre os círculos faz com que as esferas, cascas ou corpos  e o vazio se atraiam, gerando todos os fenômenos elétricos que conhecemos.

Finalmente o 0 e 1 da linguagem binária equivalem também ao círculo e ao vazio, com o 0 representando o vazio, a ausência de objeto, ausência de passagem de corrente e o 1 representando a presença do objeto, do fenômeno e da passagem de corrente.

Gigantares, do mais alto nível metafísico ao mais baixo nível físico-material-fenômenico, parece sintetizar simultaneamente num único golpe conceitual, concepções filosóficas religiosas, geométricas, materiais, científicas e numéricas. Seria a fusão de tudo num único conceito, explicação, representação simbólica, a realização intelectual suprema da teosofia, a ciência universal,eterna, infinita e absoluta.

Gigantares seria o todo em tudo. A palavra todo em tudo também possui exatamente as mesmas dez letras da palavra Gigantares e inversamente todo no tudo também tem as mesmas dez letras.

São 10 letras de Gigantares, 10 sefirots cabalísticas, 10 grandes astros do sistema solar, 10 letras dos princípios fundamentais vazio-cheio, 10 letras da polaridade fundamental corpo-vácuo, 10 letras de eternidade, 10 letras de infinitude, 10 mandamentos bíblicos, 10 dedos das mãos, 10 dedos dos pés, 10 letras da frase tudo em todo e 10 letras da frase todo no tudo. 

Obtivemos então a numerologia do Todo-Absoluto, que parece ser o número 10.

Seria tudo isso mera coincidência, superstições malucas e delírios metafísicos absurdos da fértil imaginação do autor do conceito Gigantares?

De modo que pode estar seriamente louco ou delirando?

Ou de fato, ele pode ter alguma parcela de penetração e quirela de razão na especulação dos mistérios da realidade inefável, infinita, eterna e absoluta e então estaria pelo menos esforçando-se para tatear a verdade, como um cego num quarto escuro?







Um comentário: